quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A TRAJETÓRIA DE UM MATADOR DE GIGANTES!

I Crônica 21.1 – 29.1

Introdução: Uma das coisas mais maravilhosas da Bíblia é que ela não é um livro parcial. A Bíblia fala tanto dos momentos de glória como dos momentos de dificuldades dos homens de Deus. Fala das vitórias e também das lutas, dos acertos e também dos erros. 
A história de Davi, poderia ser uma história só de glória. Mas Deus para nos ensinar, registra na sua Palavra todos os eventos que envolveram a vida desse Matador de Gigante.
Por isso, hoje nós vamos compartilhar um pouco sobre  A TRAJETÓRIA DE UM MATADOR DE GIGANTE.
F.T.: Na trajetória de um Matador de Gigantes, precisa haver....
I –ARREPENDIMENTO: I Co. 21.7,8
    1.1. Não era errado contar o povo, pois o próprio Deus mandou Moisés fazer o censo em números, o problema é que Davi queria fazer o censo para não depender de Deus.(21.1). Ele que antes obtiveram tantas vitórias pelas mãos do Senhor, agora começou a achar que era a valentia dos seus homens, e o tamanho de seu exército que estava conquistando.
·       Essa é uma estratégia do Diabo, quando estamos tendo vitória. É nos fazer pensar que o que conseguimos ou conquistamos é por causa de nós, de nossa capacidade e não de Deus.
    1.2. Muitas vezes nós queremos fazer a obra de Deus sem milagre. Nós queremos fazer as coisas baseadas na nossa capacidade, nas nossas finanças, no nosso conhecimento e na força do nosso braço.
    1.3. Não que seja errado planejar, ou contar. Mas o propósito de Deus é que a nossa vida e o  nosso ministério seja uma história de milagre. Só é obra de Deus quando está acima do nosso alcance.
    1.4. Todavia, o mais interessante é que Joabe exortou a Davi no dia em que ele teve a idéia de contar o povo, mas levou nove meses para o Espírito convencer Davi do seu pecado. II Sm.24.8
·         O arrependimento de Davi levou mais de nove meses. Precisamos ser rápidos para voltar atrás quando pecamos.
·         Jonas também é um exemplo de alguém que Deus teve que falar duas vezes antes dele obedecer: Jn.1.1,2 e 3.1,2.
·         A minha pergunta para você hoje é: Quantas vezes Deus terá que falar com você até que você decida mudar de vida?
F.T.: Na trajetória de um Matador de Gigantes, precisa haver....
II – DISCIPLINA(Vv.11-13)
       2.1. Existem coisas na Bíblia que nós não sabemos explicar totalmente, mas sabemos que elas existem. Algumas pessoas pecam e Deus tolera muito tempo antes que elas sejam tratadas. Outras pecam e o castigo vem rapidamente.
       2.2. Foi esse o caso de Davi. Assim que terminou a contagem, Deus mandou o profeta com a sentença da parte do Senhor. E essa é uma situação interessante, porque Deus manda o profeta falar com Davi para escolher qual o castigo que ele queria receber pelo pecado que ele cometeu. 
                a)  TRÊS ANOS DE FOME: Todas as vezes que Israel passou fome, estava sob disciplina de Deus. O inimigo não tem poder de tirar o pão da sua mesa. Se há fome, escassez, falta do alimento básico é porque está havendo disciplina de Deus.
                * Mas às vezes essa fome aponta também para a falta de suprimento espiritual. Quando o líder seca ministerialmente, não há pão,não há alimento para servir aos seus liderados. Isso também é sinal da disciplina de Deus em sua vida.
                b) TRÊS MESES NAS MÃOS DOS INIMIGOS: Era ataque dos inimigos ao derredor. Isso se refere a denúncia, a exposição do pecado. O Diabo calunia, acusa, mas Deus expõe. Quando não há arrependimento, Deus faz a exposição e aí o Diabo faz a festa.
                c) TRÊS DIAS SOB A ESPADA DO SENHOR: Fala de enfermidade que vem da parte de Deus. Há muitos tipos de doenças que podem acometer a vida de uma pessoa, por falta de arrependimento. 
·         Davi se humilhou. E você, tem essas atitudes em sua vida?  Você consegue ouvir a repreensão? Você facilidade para se humilhar quando erra reconhecer seu pecado sem tentar justificar-se?
 F.T.: Na trajetória de um Matador de Gigantes, precisa haver....
III – SACRIFÍCIO: (Vv.18,22-24)
                3.1. O texto diz que o anjo se pôs no alto do monte, e o anjo o manda edificar um altar e sacrificar para cessar a praga.  Davi vai onde o anjo o mandou e encontra alguém que quer dar tudo de graça a ele para que ele faça o holocausto. Mas a resposta de Davi nos intriga e nos confronta(I Cr.21.24). E  Davi, se dispôs a  construir o altar, e a pagar o preço necessário.
·          A obra de Deus genuína custa alguma coisa. Não tem jeito de você edificar algo para Deus com custo zero. Sem ônus nenhum. Obras de fato, que trazem consigo o selo da aprovação de Deus, são obras que custaram muito, que alguém pagou o preço renunciou para fazer o que fizeram.
·         O que você já teve que renunciar para edificar o que você está edificando?   
3.4. O interessante é que mais tarde foi nesse monte que Davi sacrificou, que o templo foi construído, que foi no mesmo lugar onde Abraão ofereceu Isaque. Ou seja, Deus já tinha escolhido aquele monte, para lugar da edificação... Não brinque com as escolhas de Deus. Por que se Deus escolheu você para edificar algo, em algum momento terá que haver um sacrifício.
GUIA DE COMPARTILHAMENTO
1)  Sua vida tem sido uma história de milagre? Por quê?
2)  O que você acha da escolha do castigo que Davi fez?
3)  Você concorda que sempre haverá um preço a ser pago para fazermos algo de valor para Deus?  E você está disposto a pagá-lo?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

HOMENS DE DEUS.

O homem livre nunca foi um tirano religioso, nem jamais procurou dominar a herança de Deus. O medo e a insegurança são o que leva homens a esmagarem outros sob seus pés. Assim, para que o cristianismo bíblico permaneça vivo, terá de tornar a ter homens, mas da espécie certa.
Em toda a história do homem, percebemos que a edificação do reino de Deus caminha paralela à do império das trevas, e ambas passam pelo homem. Em Hebreus, vemos homens que fizeram toda a diferença nos dias de sua oportunidade e responderam a Deus influenciando sua geração e trazendo o Seu reino. Hoje, precisamos olhar para tal galeria e tocar no espírito de tais homens, nos posicionar como eles e assumir o bastão da nossa vez, pois o livro de Atos não terminou.
Homens, o método de Deus (Hb 11.4-40)
1. Abel, o homem que confiou na justiça de Deus (v. 4)
Olhando para Abel, penso que, em primeiro lugar, precisamos de homens que não se atrevem a servir a Deus confiados em seu próprio braço e justiça. Abel não apresentou uma oferta de seu próprio trabalho, como fez Caim, porque certamente reconhecia que sua justiça era trapo de imundice. A Bíblia diz que ele recebeu “testemunho de ser justo”.
Hoje, precisamos de homens que não se achegam para servir a Deus achando que podem ser usados porque são capazes, retos, porque oram e jejuam, porque falam muito bem. Precisamos clamar pela luz de Deus a fim de vermos nossa miséria e, então, recebermos a revelação de que podemos ser usados por Deus apesar de nós.
Porque sabemos que Cristo é a nossa justiça e não confiamos em nós mesmos, mas dependemos da graça de Deus, sabemos que os céus, ao olharem para nós, verão Aquele que é perfeito. O mover das trevas está em um homem cheio de justiça própria, mas o mover de Deus está na justiça de Cristo!
2. Enoque, o homem que andou com Deus, o homem que agradou a Deus (v. 5)
Precisamos desesperadamente de homens que andem com Deus! Vivemos em meio a uma geração que anda com homens, não com Deus, e por isso é incapaz de tocar a humanidade. Andar com homens é tomar o curso 666, o caminho da serpente que trabalha para exaltar o homem no lugar de Deus.
No mundo, o que importa é com quem você anda, a quem você segue ou quem é seu ídolo na música, no futebol ou no cinema. Essa influência tem atingido a igreja e, então, também em nosso meio encontramos homens se promovendo, verdadeiros artistas gospel. Israel fez um bezerro de ouro porque essa era a imagem que tinham no Egito, esse era o deus deles. (Jr 17.5)
Deus precisa de homens dispostos a andar com Ele. Enoque andou com Deus por quase 400 anos. E você, por quantos anos está disposto a andar com Deus, não importa aonde Ele for? Você se arriscaria a ter comunhão com alguém que mora nos altos montes e penhascos? Você, de fato, quer pagar o preço para andar com Deus? (Am 3.3)
O Senhor já fixou o preço do acordo de andar com Ele: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). É um acordo inegociável. Homens que andam com Deus são como “uma cidade edificada sobre os montes”, não podem ser ignorados, pois sua luz brilha, confronta e traz o reino de Deus.
O que nos toca sobre Enoque ter andado com Deus é a dedicação que encontramos no fim. Andar com Deus resulta, em última análise, em agradar a Deus! Precisamos de homens que agradam a Deus e não a si mesmos. O mover das trevas está em homens independentes. O mover de Deus está em homens que andam com Deus!
3. Noé, um homem que edifica a igreja (v. 7)
A igreja é o centro do coração de Deus (Ef 22.23). Toda a resposta de Deus para esse mundo perdido está na igreja, não no sistema político, na educação e muito menos no sistema financeiro. Precisamos de homens que edifiquem a igreja!
Vivemos em uma época em que Satanás se move para edificar seu reino e resistir à edificação do reino de Deus. Fazemos parte de uma geração onde os homens, levados por tal estratégia maligna, estão edificando seus próprios reinos em detrimento do reino de Deus. O mover das trevas está em um homem edificando seu próprio reino. O mover de Deus está em homens edificando a igreja.
O que Noé edificou foi o que o salvou. Você será salvo ou condenado pelo que você edifica. Como você pode edificar a arca, a igreja do Senhor hoje? Edificamos tendo algo do Senhor quando nos reunimos para servir aos irmãos; liderando na casa de Deus com encargo e amor; com realidades espirituais; com um caráter aprovado, tendo uma visão clara da igreja; morrendo para que outros possam viver; estabelecendo e mantendo vínculos de comunhão, não vivendo sozinhos e desconectados. Você tem um discipulador?
A Bíblia chama Noé de “pregador da justiça” (2Pe 2.5). O que você está edificando na prática? Quanto tempo você gasta na edificação da igreja? Quanto dinheiro? (1Co 9.23).
4. Abraão, o homem que obedeceu (v. 8 e 17)
Precisamos de homens que obedeçam a Deus por fé e respondam ao seu chamado, custe o que custar. Vivemos em uma geração onde os homens são donos de seus próprios destinos e vivem a vida em busca de seus próprios propósitos.
O mover das trevas é o homem em seus próprios caminhos, mas o mover de Deus é o homem obedecendo a Deus em Seus caminhos!
Pela fé Abraão obedeceu ao chamado de Deus e partiu sem saber para onde ia. Isso significa que, para responder a Deus, abrimos mão completamente de nossa vontade e nossos próprios alvos e sonhos. Tomamos a decisão de confiar plenamente nAquele que nos chamou, mesmo não podendo ver claramente para onde estamos indo.
Obedecer por fé significa vida de cruz, vida de discípulo, o único caminho do vencedor, o caminho da morte de si mesmo. Precisamos de homens que respondam a Deus em obediência não apenas nos dias bons, mas que, quando testados pelas tribulações dessa vida, se mantenham fiéis ao Senhor. Até onde você está disposto a responder a Deus? (Lc 6.46; Jo 15.14).
5. Sara, alguém que gera filhos para Deus (vv. 11,12)
Precisamos de homens que sejam pais de multidões. Há uma nação esperando para ser gerada, mas onde estão esses homens? Vivemos em meio a uma geração egoísta, que não quer ter filhos porque está voltada para seus próprios interesses, envolvida em fazer coisas para si e não em gerar filhos para Deus.
O mover das trevas está em um homem fazendo coisas para si mesmo, mas o mover de Deus está em um homem gerando filhos para Deus!
Abraão gerou filhos para Deus (Jo 15.5, 8). O Senhor não é glorificado em outras coisas, se não em que venhamos a dar muitos frutos para Ele. Onde estão seus filhos? Onde estão seus discípulos?
6. Moisés, o homem que venceu o mundo em troca da libertação de seu povo (vv. 23-29)
Precisamos de homens dispostos a abrir mão das paixões desta vida em favor da libertação do povo de Deus. Ao escolher deixar de ser chamado filho da filha de Faraó, Moisés estava escolhendo grandes perdas, mas também estava entrando em lugares em que ainda não havia entrado antes. Moisés trocou toda a glória deste mundo, assim como toda sua riqueza, fama, prazeres, pecado e poder a fim de obedecer a um chamado de Deus (1Jo 2.15).
O mover das trevas está em homens vivendo as paixões desse mundo caído, mas o mover de Deus está em um homem vivendo no reino de Deus!
Onde estava o segredo de Moisés, um dos maiores libertadores da história do povo de Deus? Estava em sua visão alargada de reino de Deus (Hb 11.26,27). Hebreus 11.32 nos traz ainda uma lista de homens que responderam a Deus nos dias de sua oportunidade e tiveram seus nomes escritos na história.
7. Davi, o homem segundo o coração de Deus (v. 32)
Vivemos em dias em que o amor está se esfriando no coração de muitos, como diz a Palavra de Deus, dias de homens desafeiçoados diante do mundo espiritual, que amam a si mesmos e cujos corações estão longe de Deus.
O mover das trevas é um homem e seu coração de pedra, mas o mover de Deus é um homem segundo o coração de Deus!
Onde podemos, hoje, encontrar homens buscando o coração de Deus e não seus próprios interesses? Atualmente, as pregações estão todas voltadas para satisfazer o homem e não o coração de Deus. Quantas campanhas de jejum e oração podemos encontrar hoje em favor de buscar a vontade de Deus e não os interesses do homem?
Como precisamos de homens como Davi em nossos dias! Ele matava gigantes de dia e tocava harpa à noite. Era um guerreiro adorador, que coisa impressionante! (2 Co 3.18) Nunca se esqueça: nosso Senhor é também o “Leão da tribo de Judá”. Quando buscamos o coração de Deus, nos tornamos homens de guerra tanto quanto noiva apaixonada.
Antes de concluir, não poderia deixar de fazer menção de um detalhe precioso a respeito de um desses homens que, de alguma maneira, marcaram a Deus: Jefté (Jz 11.1).
Talvez você esteja olhando para essa galeria e pensando o quão distante você se encontra de participar do desafio de ser um desses homens em nossos dias. Mas, Deus não chama os melhores, das melhores famílias ou os mais capacitados; Ele certamente chama os que se dispõem.
Jefté era filho de uma prostituta, e você faz ideia do que era ter uma origem assim em Israel? Consegue imaginar o desprezo, a humilhação, a falta de oportunidade, a alma destruída e tudo mais que alguém como ele carregava? Deus, no entanto, escolheu registrar homens como Jefté, pois não importa de onde você veio, mas para onde você está indo.
Deus precisa novamente de homens rendidos a Ele em todos os lugares dessa nação. Homens como Abel, sem justiça própria; Enoque, que andou com Deus; Noé, que edificou a igreja; Abraão, que obedeceu até o fim; Sara, que gerou filhos para Deus; Moisés, que venceu o mundo e libertou seu povo; e Davi, que amou o Senhor sobre todas as coisas. Homens como Jefté que, embora tendo um passado destruído, não olhou para trás, antes, em fé, respondeu a Deus e foi achado na lista dos vencedores.
Que o Senhor levante entre nós homens dos quais o mundo não seja digno, homens de verdade, homens de Deus que serão usados para marcar nossa geração. Será que o Senhor pode encontrar homens assim entre nós nesses dias?