sábado, 18 de setembro de 2010

A IMPORTANCIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS.

A característica mais marcante das pessoas que realmente conseguem resultados efetivos é o estabelecimento de metas. Estas pessoas têm claro onde querem chegar. Seus objetivos de curto prazo são mensuráveis e os de longo prazo são claros e específicos.

Mas o que torna tão importante trabalhar com metas bem estabelecidas? Qual é a força que isto pode ter para se conseguir resultados efetivos?
Não é difícil compreender a importância de se saber onde se quer chegar: muitas pessoas são extremamente dedicadas no seu dia-a-dia; vivem se sacrificando e à própria família; fazem tudo com a máxima qualidade; entretanto, não raramente reclamam por não estarem sentindo que estão evoluindo. Na maioria das vezes, isto ocorre porque elas não sabem para onde querem evoluir. Como não sabem a direção a ser tomada, acabam desperdiçando esforços para todos os lados, não conseguindo priorizar ações.

Uma pesquisa realizada na década de oitenta com atletas norte-americanos mostrou um aspecto interessante a respeito do assunto que estamos tratando:

Dez atletas saltaram uma vara que se encontrava na altura limite que cada um costumava atingir. Dos dez saltos, oito foram bem sucedidos; dois fracassaram. Em um outro dia e nas mesmas condições, foi solicitado que estes dez atletas saltassem novamente. Deveriam saltar da melhor maneira possível, visando superar a marca anterior. Porém, existia agora uma diferença: não foi colocado nenhuma vara para definir a altura. Ao invés disto, sensores detectavam a altura atingida. Desta vez, o resultado foi contrário ao da etapa anterior: apenas dois obtiveram êxito; oito fracassaram. Qual é a diferença entre as duas situações? O que fez com que os resultados fossem tão diferentes? A diferença significativa foi que na segunda etapa, os atletas, por mais que se esforçassem, não tinham seus objetivos claramente definidos.
Se a persistência foi considerada o combustível das pessoas que alcançam êxito, sem dúvida as metas são os seus motores. Quando se tem uma verdadeira meta, esta faz com que tenhamos ânimo para vencermos as maiores adversidades.

Convém destacarmos que, para se ter realmente uma meta poderosa, é preciso lembrar de alguns ingredientes:

M: mensuráveis - se você não puder medir o resultado, como saberá se conseguiu ou não atingir seu alvo? “Ter o máximo de clientes possíveis” não é uma meta, afinal, quanto representa o máximo? Se você considerar isto como meta, qualquer valor que atingir vai achar que este é o máximo...

E: específica - mais uma vez, deixar o mais claro possível onde se quer chegar nos ajuda a descobrir o caminho e concentrar nossos esforços. Dizer “vou ter um computador” é bem menos potente do que dizer “terei um pentiun III, de 500mtz e monitor de 17 polegadas”. Cuidado se definir uma meta como o primeiro exemplo poderá receber um 286...

T: temporal - outra arma poderosa no estabelecimento de metas é o prazo para se atingi-las. Não estabelecer um prazo não ajuda a nos organizarmos e geralmente se leva mais tempo do que o necessário para se atingir a meta. Afinal, se não tivermos prazo teremos a vida toda para tentarmos...

A: atingível - a meta precisa ser algo tangível. Estabelecer que vou visitar marte até o meu próximo aniversário certamente não me motivará buscaras formas de se realizar tal sonho. Por outro lado, estabelecer uma meta que não seja desafiante também não mobiliza esforços para atingi-la. A meta deve ter um significado pessoal. Algo que realmente faça com que você levante da cama de manhã com “pique” para trilhar mais uma etapa do caminho que te aproxima de sua realização.

“Não há ventos favoráveis para quem não sabe onde quer chegar”.

41 DICAS PARA O LIDER DE CÉLULA DESENVOLVER SEU MINISTÉRIO.

Dicas de liderança:


  1. Você trabalhará melhor, se planejar. Planeje as atividades de sua célula no começo de cada mês. Planeje atividades para os quatro alvos da célula: comunhão, edificação, multiplicação e serviço.
  2. A liderança de uma célula é muito mais uma aventura liderada pelo Espírito Santo do que uma técnica de estudos bíblicos (Raph Neighbour).
  3. Você já marcou a data da multiplicação da sua célula? Líderes que trabalham em função de alvos são mais bem sucedidos. Divulgue a data para a sua célula e profetize a vitória!
  4. Líderes que fizeram um bom curso de treinamento são mais seguros e ousados para avançar com a sua célula. Estimule a todos, para participarem do curso de treinamento de líderes.
  5. A unção está na visão. Seja fiel e coerente com a visão da igreja e você será participante da unção que está na visão celular!
  6. A unção está no propósito.. Se você se mantém fiel ao propósito de multiplicação, o Senhor vai honrar você!
  7. Tenha uma atitude positiva e confiante em Deus!As pessoas desejam andar com vencedores, os quais pisam na cabeça do diabo.
  8. Líderes que oram e visitam, incomodam o inferno. Aprenda a suportar as pressões que vêm! Não se deixe intimidar pelo inimigo!
  9. Fracassos fazem parte da vida; aprenda com eles! Para um homem de Deus, o fracasso é momentâneo e a vitória é definitiva!
  10. Cada crente recebeu uma unção para a multiplicação e a fecundidade. Creia nisto e creia na multiplicação da sua célula! (César Castallanos).
  11. Ame os membros da célula!Jamais fale de seu grupo de forma negativa ou desdenhosa; trate-os como vencedores, e eles responderão como tais.
  12. O seu sucesso como líder de célula mão depende do que você é, mas do que você. Quem visita e consolida, se multiplica.
  13. Um líder que demonstra continuamente que Deus fala com ele, adquire reconhecimento e autoridade espiritual. Não despreze seu tempo devocional.
  14. Os membros da célula sabem quando será a próxima multiplicação do grupo?Trabalhe em função de um alvo!Líderes orientados por alvos são líderes bem sucedidos.
  15. Se você estiver entusiasmado, o seu grupo avançara. Motivação é contagiante! Líderes entusiasmados com o Senhor levantam grupos fortes.
  16. Valorize a reunião da célula! Ore para que seja forte e inspiradora. Reuniões vivas são explosivas e tocam no coração dos visitantes.
  17. Não busque a multiplicação apenas por realização pessoal ou por vaidade. Deus nos abençoa quando nossos motivos são puros.
  18. Delegue funções e responsabilidades para cada membro da célula, mesmo que seja algo bem simples. Isto produz compromisso e seriedade entre todos.
  19. Deus é especialista naquilo que é humanamente impossível!Não olhe para os seus próprios recursos, mas dependa do poder de Deus e você multiplicará a sua célula.
  20. Ter um líder auxiliar é vital para a multiplicação da célula. Defina rapidamente quem são os auxiliares e treine-os para fazer o que você faz.
  21. A maneira de treinar um auxiliar é simples. Você faz e ele vê. Em seguida, você o ensina a fazer. Depois, ele faz e você observa. Por último, você o envia para fazer sozinho.
  22. Treine o seu auxiliar. Antes de cada reunião, diga-lhe tudo mo que você pretende fazer e explique o porquê do plano.
  23. Treine o seu auxiliar. Troque idéias com ele sobre o que aprenderam a respeito do que aconteceu na reunião.
  24. Treine o seu auxiliar. Avalie a forma como ele dirigiu a reunião. Elogie-o e realce os seus pontos fortes.
  25. Treine o seu auxiliar. Durante o ultimo mês, antes da multiplicação da célula, deixe que ele coordene todas as atividades da célula. Deixe que os membros o reconheçam.
  26. O poder dos líderes está no poder de seus sonhos e na capacidade de comunicá-los. Grandes líderes estão sempre prontos para avançar. Mire sempre a multiplicação.
  27. O líder de célula que não visita, dificilmente se multiplicará. Faça uma agenda de visitação e siga-a, criteriosa e diligentemente.
  28. O bom líder de célula visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O líder que se vê como um pastor terá muitas ovelhas que se multiplicarão.
  29. Líderes de célula eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra na célula. Ele dá atenção a todos, indistintamente, e não se limita a um pequeno grupo.
  30. Um verdadeiro líder de célula tem um coração de pastor. Ele não desiste das ovelhas que abandonaram o grupo. O segredo da multiplicação é fechar a porta de trás.
  31. Se você for fiel em cuidar bem das ovelhas que Deus lhe deu, Ele, com certeza, confiará muitas outras aos seus cuidados.
  32. Não se preocupe com a reunião de célula; antes, priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, que a sua célula crescerá saudável e fecunda.
  33. O bom líder de célula não é um mestre, um profeta ou um grande pregador. O bom líder é aquele que é expert na arte de relacionar-se com as pessoas (Ralph Neighbour).
  34. Se você, como líder de célula, faz do desenvolvimento da liderança o seu alvo supremo, você esta a caminho de uma multiplicação bem sucedida da célula.
  35. Não exite em copiar, de outros, uma estratégia que funciona. Os melhores líderes são os melhores tomadores de nota, os melhores perguntadores, os mais curiosos e os que têm mais fome.
  36. As pessoas aprendem fazendo; por isso, envolva todos os membros da célula nas atividades do grupo.
  37. Dê várias oportunidades às pessoas do seu grupo. Não rotule ou desista de alguém só porque falhou em trazer o lanche na ultima reunião.
  38. Não tema o fracasso! Líderes bem sucedidos aprendem com suas próprias falas, tornando-se, em conseqüência, muito mais fortes. Desafie seu grupo a crescer.
  39. Para o líder bem sucedido, o fracasso é o começo é o trampolim da esperança. Aprenda com seus próprios erros! Nunca desista! Se você não atingiu o alvo, tente novamente, e novamente, e novamente...
  40. O sucesso somente pode ser obtido por meio de fracassos repetidos e avaliados. O sucesso é resultado de muitas tentativas fracassadas.
  41. A liberdade para cometer erros resulta em inovação e progresso. Tente coisas novas, idéias novas, e maneiras novas de fazer as mesmas coisas. A multiplicação pode estar depois da esquina.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pensamentos sobre sonhos

"Não seja empurrado por seus problemas. Seja conduzido por seus sonhos ." 
"A vida nunca é fácil para aqueles que sonham."
"Quem disse que o preço dos sonhos é baixo?"
"Todas as grandes descobertas e invenções foram sonhos no inicio. O que se pressente hoje se realiza amanhã."
"Se houvesse sonhos para vender, que sonho comprarias?"
"Uma das calamidades da vida é sonhar apenas quando estivermos dormindo... O homem mais pobre não é o homem sem dinheiro: é o homem sem sonhos."
"Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade."
"Você é do tamanho dos seus sonhos"
"Não aceite ninguém destruir seu sonho nem mesmo as pessoas que mais proximas"

CENAS DO FILME EM BUSCA DA FELICIDADE...

http://www.youtube.com/watch?v=BsDCN1otpN0

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TEMA: OIKOS O NOSSO ALVO PRIMÁRIO.

Texto: I. Tes 1:7-8

INTRODUÇÃO: O que significa Oikos? Oikos – Grupo de Relacionamento. Atos 10:24, familiares, amigos. Todos nós temos nosso oikos e ele deve ser o nosso alvo primário a alcançarmos para Jesus. Antes de alcançarmos o mundo temos que alcançarmos Jerusalém (Mauá, Oikos...). Atos 1:8, nós temos sidos chamados por Deus para marcarmos a nossa geração e essa marca deve ser imprimida em primeiro lugar na vida daqueles que convivem ao nosso redor. Querer ganhar o mundo, as nações, sem primeiro impactar a vida daqueles que vivem ao nosso redor é utopia (é um sonho irreal). Nós (como igreja) somos modelo, referencial, mas tudo começou pelo oikos.

ALGUNS PRINCIPIOS PARA NOS TORNARMOS VERDADEIROS MODELOS, REFERENCIAIS, COMEÇANDO PELO NOSSO OIKOS

1º - ASSUMIA A SUA IDENTIDADE COMO CRISTÃO
Muitos levam uma vida de dupla personalidade, querem servir a Deus e as coisas do mundo (Tg.1:7-8). As pessoas de ânimo dobre não têm o favor do Senhor. Js. 24:14-15, como Josué temos que tomar uma posição e assumir nossa identidade

2º - CREIA QUE DEUS QUER SALVAR SEU OIKOS.
O desejo de Deus é que todos os seus familiares, parentes e amigos sejam salvos. I Tm 2:1-4, o segredo para que isso aconteça é orar At. 16:31 / At. 31:33

3º - TENHA UMA FÉ OPERANTE.
Não devemos apenas crer, mas por a nossa fé em ação. Como faço isso?
3.1 – ORE por essas pessoas (Tg. 5:16c) – Muito pode a oração do justo.
3.2 – JEJUE por essas pessoas (Mt 17:21 – Há certas qualidades de demônios que só saem com muita  oração e jejum.
3.3 – QUEBRE AS CADEIAS que amarram essas pessoas (Mc 3:27). Primeiro amarra-se o valente, depois saqueia-lhe a casa.

4º - SEJA UMA TESTEMUNHA FIEL
Temos que cumprir nossa missão como proclamadores do Evangelho. Qual a minha parte?
Ø       Não devo esperar que outro faça em meu lugar.
Ø       Rm 10:13-15– Ninguém será salvo sem crer em Jesus, e é nosso papel apresentá-lo ao nosso oikos.

DUAS FORMAS DE SERMOS UMA TESTEMUNHA FIEL
I-                   FALANDO SOBRE ELE (JESUS) – Em João 1:40-42.a – André apresenta Jesus para seu irmão (Pedro). Aqui em João 4:39, a Samaritana apresenta Jesus para a cidade. Temos a incumbência de falar de Jesus a outros. Temos que fazer a diferença
II-                BRILHANDO COMO ELE – Mt. 5:14.a, 16 – Há um ditado que diz: “Luz não fala, brilha”

As pessoas não estão interessadas no quanto sabemos e sim em quanto vivemos daquilo que sabemos. Temos sim que falar de Jesus, mas nosso maior desafio é viver como Ele viveu. Nosso oikos espera ver se aquilo que  temos falado está revolucionando em primeiro lugar a nossa própria vida.


Y  O que você acha que tem faltado, em sua vida, para que Deus possa usá-lo para salvar e transformar seus familiares, parentes, amigos...?

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO,VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA...